Quem inventou o esporte?

A prática de exercícios que exige força e coordenação motora, e normalmente está ligada a uma competição, é bem antiga. Há relatos de que os Egípcios e os Chineses foram os primeiros a entender os esportes como formas de exibição física e divertimento. No entanto, foi na Grécia, há mais de três mil anos, que estas atividades se desenvolveram.
Os mais famosos jogos celebrados alí eram chamados de Olímpicos. Eles levavam este nome porque aconteciam na cidade de Olímpia. Naquela época, disputava-se luta, corrida, lançamento de disco e salto à distância (tudo o que depois ficou conhecido como Provas de Atletismo). Só os homens podiam participar ou assistir. Ao vencerem, eram coroados e considerados heróis.
Quando os Gregos foram dominados pelos Romanos, os jogos Olímpicos perderam importância e foram proibidos. Somente no séc. XIX, na Europa, é que o Esporte ressurgiu. E então, em 1896, a competição de Jogos Olímpicos(ou Olimpíada) renasceu na Grécia. Seu idealizador, foi um francês, o Barão Pierre de Frédy, dono da famosa frase :
" O importante não é vencer, mas competir".

Um comentário: