Dia da Consciência Negra



SP celebra o mês da Consciência Negra



Zumbi é o símbolo máximo da luta contra a escravidão e toda forma de preconceito no País.
No dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o mais conhecido líder do combate à escravidão dos africanos no Brasil, é o Dia da Consciência Negra. A data ressalta a importância da cultura africana e a luta contra o preconceito racial. Para comemorar, São Paulo terá um mês de eventos, debates e atividades culturais especiais. Entre as atividades organizadas pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone), da Secretaria de Participação e Parceria, está a Marcha da Consciência Negra, cuja concentração ocorrerá no boulevard da São João, no Centro, às 10h do sábado, dia 20. As comemorações se prolongam por vários dias, fazendo de novembro o mês da Consciência Negra na cidade.
A Cone promove também um ciclo de debates universitários com seis encontros temáticos. Nesta quinta-feira, 18, a Escola de Sociologia Política, no Centro, discute, às 19h, as culturas afro-brasileiras. No dia seguinte, no mesmo horário, o Estatuto da Igualdade Racial será o tema do encontro na Universidade São Francisco, na Zona Leste. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, zona Oeste, debate a transversalidade étnico racial e de gênero nas políticas públicas, no dia 25 de novembro, às 19h, e a saúde da população negra, em 26 de novembro.
O hall da sede da Prefeitura abrigará entre 22 e 26 de novembro uma exposição fotográfica de Eufrate Almeida, autor de trabalhos com enfoque sócio-cultural sobre africanos e afro-brasileiros, retratando paisagens, vida social, religiosa e cotidiana da população negra. A Secretaria de Participação e Parceria também promoverá no dia 27 de novembro, das 9h às 13h, em sua sede, no Centro, a I Berimbalada, um encontro de capoeiristas.

Tânia - POIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário