“Informação não é conhecimento”, diz Paulo César, poeta e compositor.
Há muitos e muitos bons hábitos e a leitura pode ser um deles, embora muitas pessoas não a vejam como algo fundamental para nosso bem estar. Você não acha?
Hábitos de leitura
Na tarde de sábado do dia 13 de março de 2011, o poeta Paulo César Nunes recebeu em sua casa um grupo de alunos da EMEF Jean Mermoz, que puderam perceber que ela não é uma casa como as outras: além de corredores, quartos e banheiro, ela tem, nas paredes, estantes com livros.
Poeta nascido em Patos de Minas, Paulo escreve poemas há 30 anos, desde os seus dezesseis de idade. É formado em Filosofia pela USP, mas ele mesmo diz que a sua formação é mais de autodidata, ou seja, ele adquire conhecimento sozinho. Fazendo o quê? Lendo livros e refletindo sobre o que lê.
Ele trabalha com compra e venda de livros usados. Seu ponto é o prédio da Faculdade de História da USP. Por isso, ele tem em sua casa uns vinte mil livros.
Para o grupo que o visitou, ele falou a respeito da importância da conservação dos livros, mesmo numa época em que as mídias digitais aparecem como novos suportes. Ele comentou que num livro, o seu papel , as suas páginas, o tipo de letra em que foi impresso, a capa, enfim, todas essas características formam a sua aura, ou seja, até o aspecto do livro traz informações sobre a época em que foi escrito. Isso faz com que a experiência de ler uma história, por exemplo, em um livro, seja bem diferente de ler algo na tela de um computador.
Paulo acredita que os livros nunca desaparecerão. Ao contrário, serão verdadeiras relíquias.
Paulo é o biógrafo de um poeta mineiro chamado Juca da Angélica. Esse poeta não sabe escrever, mas tem uma cultura incrível e poemas maravilhosos. Ele disse então, que a escrita e os livros são importantíssimos, mas que a cultura oral, essa cultura encontrada principalmente no interior do país, também é muito valiosa e ela depende muito da memória, uma habilidade que o ser humano está perdendo.
Com mais de cem poemas escritos, Paulo terá parte deles publicada pela Editora Companhia das Letras, ainda este ano. Ele também escreve letras de músicas, em parceria com o músico Saulo Alves. Os dois estão terminando um CD, cuja temática é o cerrado brasileiro. Duas músicas desse CD foram apresentadas aos alunos.
Paulo também falou que os poemas ganham vida nova sempre que são lidos, memorizados e declamados. Com fundo musical de Saulo Alves, Paulo declamou o poema “O caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade.
“A leitura é muito importante para todos. Você a usa todos os dias e quase todo o tempo. Além do mais, ler é uma coisa maravilhosa.” Bianca Brasil
“Na minha opinião, não existe nada mais importante que a leitura. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser resolvidas pelo hábito de ler. Talvez nem a tivéssemos.” Francisca Samya
Bianca Brasil, Francisca Samya, Isabel Seabra, Juliana e Matheus Marcílio, da 8ª A
Nenhum comentário:
Postar um comentário